quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

NOVIDADES EDITORIAIS (24)

BRUCE J. HAWKER / 2 - Sob edição Lombard, foi recentemente editado o segundo e último tomo da versão integral de "Bruce J. Hawker", com a arte magistral de William Vance. Os textos são de André-Paul Duchâteau e as cores, elaboradas por Pétra (esposa de Vance).
A abrir o volume, um belo dossiê feito por Jacques Pessis. Aqui consta uma história curta, extra Bruce Hawker, "Bougainville et le Curé de Boulogne", com argumento de Michel Vasseur.
Quanto às aventuras de Hawker, elas são: "Le Puzzle", "Tout au Rien", "Les Bourreaux de la Nuit", "Le Royaume des Enfers" e ainda, uma "gracinha" em duas pranchas, "Top Secret".
Uma obra imprescindível!


JERRY SPRING / 5 - Pela Dupuis, "Jerry Spring, l'Intégrale" é o quinto e último tomo, por Jijë. E que tomo!... É o mais volumoso de todos e tremendamente irresistível.
Começa com um digno dossiê informativo e histórico. Seguem-se, numa espantosa beleza do preto-e-branco, as narrativas: "Jerry Spring Contre KKK", "Le Duel", "L'Or de Personne", "La Fille du  Canyon" e "Le Grand Calumet". As duas primeiras narrativas têm  argumento de Jacques Lob (1932-1990) e as outras três, de Philippe Gillain, filho de Jijë.
E como se tudo isto não bastasse, em "capítulo final", temos a pouco conhecida veia humorística de Jijë a funcionar com duas delirantes histórias curtas e onde ele se serve à mesma de Jerry Spring e de Pancho: "Que Barbaridad!", em seis pranchas, e "Le Baron Von Rischönstein Chez les Empa-pahutés".
Um verdadeiro bedéfilo não deixa escapar esta obra!


LE SOUFFLE DES DIEUX - Com argumento de Thierry Gloris e grafismo de Joël Mouclier, ambos franceses, "Le Souffle des Dieux", é o segundo tomo da série fantasista e bem ousada, "Merídia", sob edição Delcourt.
Ambientes estranhos, conflitos político-religiosos, convenientes mitologias, bizarros rituais e paixões homossexuais, tudo se marca e se embrulha em força nesta empolgante série, onde o grafismo de Mouclier é pura e simplesmente brilhante.


GUERRE URBAINE - Com edição Quadrants, "Guerre Urbaine", é o primeiro tomo da série "Nu-Men" de inteira criação de Fabrice Néaud.
Este autor escapa-se (e muito bem!) da sua habitual linha autobiográfica (série "Journal") e transporta-nos para um ambiente de um futuro próximo com aspectos angustiantes e de alerta, focando ousadias perigosas da Ciência e sufocos sócio-políticos, consequências que nos vamos apercebendo sem reagir... quando hoje é já o amanhã de ontem!
Uma obra que convém ler com muita atenção e sem se decretar como balela precipitada, que tudo isso não passa de mera fantasia da BD...


AO SERVIÇO DE SUA MAGESTADE - Com edição Asa, é um álbum especial sobre o mais recente filme de Astérix (Edouard Baer) e Obélix (Gérard Depardieu), "Ao Serviço de Sua Magestade", realizado por Laurent Tirard. Ao que é indicado, o filme é inspirado nos álbuns "Astérix Entre os Bretões" e "Astérix Entre os Normandos" (e, se calhar também, nas peripécias de James Bond...).
Pena que o álbum (que falha!) não indique também a respectiva ficha artística!... 
Por outro lado, os nomes dos personagens (vários deles) não deviam ser traduzidos/adaptados, pois não custa nada manter os nomes originais ou...como dizia o outro, "não havia nechechidade" .

Sem comentários:

Enviar um comentário