sábado, 6 de agosto de 2022

​TALENTOS DA NOSSA EUROPA (51) - JOANN SFAR (França)

Pois bem: este "jovem" francês, o Joann Sfar, é um dos mais admiráveis valores da actual Banda Desenhada do país dos "irredutíveis gauleses".
Nasceu em Nice a 28 de Agosto de 1971. Talentoso, atrevido e satírico na arte diversa que executa e nos argumentos que corajosamente escreve, está sempre capaz nas ideias em que muito bem aposta.
Estreou-se em 1994 com "Les Aventures d'Orsour Hvrsidoux". Foi apenas uma mera estreia, pois logo aconteceu uma imparável e invejável carreira, que o arrastou pela BD e pelo Cinema.
Na sua obra BD, firmam-se apelativos títulos, como "Aspirine", "Tokyo", "Papier", "Troil", "Les Doissiers du Professeur Bell", "Les Olivers Noirs", "Chagall en Russie", etc. Há que registar também, as séries "Donjon", "Sardines de l'Espace", "Le Grand Vampire", "Le Minuscule Mousquetaire" e, como seu grande triunfo, a notável e impagável série "Le Chat du Rabbin" (O Gato do Rabino).
Infelizmente e até agora, quase nada da obra de Sfar foi publicado no nosso Portugal!... Mas temos editores conscientes e certamente vão reparar como deve ser na diversa e bela obra do incontornável Joann Sfar.
Oxala!...
LB







Sem comentários:

Enviar um comentário