domingo, 20 de março de 2022

HERÓIS INESQUECÍVEIS (78) - PAPYRUS

Este exótico e encantador herói nasceu a 24 de Janeiro de 1974 na revista "Spirou" e, quatro anos mais tarde, no formato álbum (edições Dupuis), sendo seu criador total o notável belga Lucien De Gieter, que também adaptou esta série ao Cinema de Animação em 1977.
Lucien De Gieter

Esta série, na versão original, comporta 34 álbuns, dos quais o oitavo, "La Métamorphose d'Imhotep", foi premiado no famoso Festival de Angoulême de 1986. 
Em 2013, Lucien De Gieter anunciou o fim da série.
Em Portugal, pela extinta Meribérica/Liber, foram publicados apenas quatro álbuns ("A Múmia Desaparecida", "A Cólera do Deus-Lua", "O Senhor dos Crocodilos" e "O Sol Negro de Seth") assim como um livro de jogos, numa altura em que na RTP era possível acompanhar esta série em desenho animado.
 

Capas dos quatro álbuns de Papyrus em versão portuguesa, Ed. Meribérica/Liber (2000).
Capa do livro de jogos "Papyros, a Maldição do Faraó" - Ed. Meribérica/Liber (2000)
 
No início, Papyrus, é um adolescente simples pescador, mas cedo evolui para a categoria de herói, acabando por ser elevado a faraó. É um rapaz destemido, sempre pronto a ajudar os seus amigos, por combate ou artimanhas. Foi encarregado, pelos deuses, de proteger a princesa Théti-Chéri, de quem se torna absoluto amigo. Porém, no tomo 28, "Les Enfants d'Isis", é firmada a paixão amorosa entre ambos. No entanto, na versão de Cinema de Animação (série televisiva), cedo se sugere a inclinação de Théti-Chéri por ele...
Primeiro episódio da série de animação "Papyrus"

Muitos outros personagens por aqui vão passando, como o anão Pouin e sua mulher Shepti e o seu teimoso e malicioso burro Kamelot, o faraó Mérenpthat (pai de Théti), o noviço Apu, o sacerdote de Hórus, Raouser, o arquitecto Imonthep, o maléfico Akher e tantos e tantos outros.
Dirigida a todas as idades, a série "Papyrus", com acção, humor e mistérios, tem o condão encantador de nos mostrar até onde é possível, os mais diversos aspectos do Egipto Antigo. Uma edição portuguesa a voltar a considerar...
LB









Sem comentários:

Enviar um comentário