quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A BD A PRETO E BRANCO (7) - As escolhas de Luiz Beira (7)


JESÚS BLASCO (1919-1995). 
Espanhol, é o mais famoso dos irmãos Blasco, que se dedicavam à Banda Desenhada. Será o mais internacional de todos. Abordou os mais diversos temas, incluindo o "western", e a série do seu pequeno herói "Cuto", é mais do que simplesmente admirada. Numa narrativa curta, "Jack, o Estripador" mostra bem a beleza do seu traço.
Prancha de "Jack, o Estripador"
 Prancha de "Garra de Aço", que Blasco desenhou magistralmente



JIJË (1914-1980). 
Belga, de nome próprio Joseph Gillain, é um dos fabulosos mestres da Banda Desenhada europeia. 
Do humor ao realismo, foi um guia inspirador e influenciador de tantos outros desenhistas. Participou em séries como "Jean Valhardi", "Barbe Rouge", "Tanguy et Laverdure", "Blondin et Cirage" e/ou, em tomos especiais, como "Baden Powell", "Don Bosco", "Charles de Foucauld" e "Christophe Colombo". 
Mas o ponto mais alto e mais aclamado de toda a sua imensa e marcante carreira assenta na série "Jerry Spring".
Prancha de "Jerry Spring"
Prancha de "Jean Vallardi"




JOSÉ LUÍS SALINAS (1908-1985).
Argentino, com um traço fino, elegante e pormenorizado, é bem conhecido pelo "seu" herói "Cisco Kid", série que tão bem desenhou. Mas há que lembrá-lo também por outras correctíssimas obras suas: "Hernán, el Corsario", "As Minas de Salomão", "Dick, o Goleador", "Os Três Mosqueteiros", "Capitan Tormenta"...


"Cisco Kid", o herói por excelência de Salinas
Primeira prancha de Cisco Kid
Nota: A rubrica "A BD a Preto e Branco" é subdividida entre as escolhas pessoais de Luiz Beira (10 posts e 30 autores) e de Carlos Rico (idem), num total de 60 autores! As duas imagens que ilustram a obra de cada autor foram criteriosamente escolhidas por Luiz Beira e Carlos Rico e por esta ordem serão sempre apresentadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário