terça-feira, 21 de maio de 2013

NOVIDADES EDITORIAIS (33)

MACHA - Com edição Casterman, "Macha", é o primeiro tomo da breve série "Les Cosaques d'Hitler", com argumento de Valérie Lemaire e traço de Olivier Neuray.
Quando  imaginávamos que já tudo fora contado e recontado sobre a Segunda Grande Guerra Mundial, no espaço europeu, eis que nos surge uma bem inquietante narrativa... Ficção pura? História escondida? Ambas as coisas?... Pois, os lendários (mas autênticos) cossacos têm servido, como pano para mangas, para muitos romances e filmes. Tudo bem novelesco, até certo ponto, claro.
Nesta recente série, confrontamos com um bizarro e amargo drama desse povo: vilmente perseguidos pelo bolchevismo do cruel e sinistro José Estaline, aliaram-se, bem iludidos, ao nazismo de Adolfo Hitler. Sofredor povo, entalado entre duas paranóias ditatoriais e genocidas, ainda são canalhamente traídos pelos "libertadores" hipócritas, que outros não foram senão os ingleses...
A série "Les Cosaques d'Hitler" terá apenas dois tomos, mas é e será, uma série que convida a uma correcta leitura.


LE PLAN DU SERPENTAIRE - E, de repente, a Astrologia explodiu!... Cá por nós e através desta pertinente série-BD, "Zodiaque", sob as Éditions Delcourt, já esperávamos este estranho desafiio para auto-questões... Crendo ou não, há perguntas a fazer, no mínimo, à razão da nossa existência.
O "safado" do argumentista Éric Corbeyran, foi por aí e a todos nós desafia. E foi mais longe: quando tomo após tomo, nos obrigou a esperar e a encarar (ler) pelo décimo terceiro: "Le Plan du Sepentaire".
Há que ler, cronologicamente, estes 13 tomos e, só então, cada um por si, clamar ou reclamar...
O tal "planeta" Ofiúco, será ou não o "gerente" de um novo e possível signo, o Serpentário, encaixado paulatinamente através dos séculos por lógicas mudanças cósmicas, entre o Sagitário e o Capricórnio?... Fantasias?!...


KARMA SALSA / 2 - Tem edição Dargaud. Segundo uma ideia de  Frédéric Campoy (e com o seu grafismo), o argumento é de Joël Callède e Philippe Charlot.
Num novo espaço da sua vida, aqui se relata o atravessar dramático e violento de um condenado que se procura redimir dos seus crimes... mas que uns certos patifes, bem mais selvagens, procuram levar adiante as suas cobiças e "justiça" pessoais.
Uma série escaldante a acompanhar com um bom espírito bedéfilo.


MORPHÉE - Com edição Casterman, "Morphée", é o primeiro tomo da trilogia "Virginia", com argumento de Sévérine Gauthier e arte gráfica de Benoît Blary.
Um acre e fantasmagórico enredo que nos intriga até certo ponto. Uma arte gráfica não menos intrigante e sedutora... A ler!...

KITO - Trata-se de uma compilação de cartunes de F. Santos. Usando a ironia e o trocadilho como armas preferenciais, F. Santos obriga-nos a rir e, ao mesmo tempo, a pensar com os seus desenhos. E não é essa a verdadeira essência do cartune?
A edição é do próprio autor que aceita pedidos para o seguinte contacto: ferrsantos@netcabo.pt

2 comentários: