Em Portugal trabalhou em Artes Gráficas, em Publicidade e fez paginação, capas e ilustrações para diversas editoras.
"A Carta Roubada", por Catherine Labey (desenhos) e Jorge Magalhães (adaptação de um texto de
Edgar Allan Poe), in "Quadradinhos" (suplemento do jornal A Capital) #72 (31.10.81) a #86 (06.02.82)
Em 1994, participou na banda desenhada colectiva “Maria Jornalista”, no Notícias Magazine, no Diário de Notícias e no Jornal de Notícias.
Foi responsável gráfica pela Editorial Futura, colaborou como colorista para autores como José Pires e Vítor Péon, entre outros, e legendou muitas histórias para autores nacionais e estrangeiros.
Assinou diversos álbuns publicados pela ASA ("Contos de Entre-Douro e Minho", "Contos das Ilhas", "Contos para a Infância de Guerra Junqueiro", "Contos para a Infância de Andersen", "Contos para a Infância de Grimm", "Novos Contos das Mil e uma Noites", "Provérbios com Gatos").
Foi responsável gráfica pela Editorial Futura, colaborou como colorista para autores como José Pires e Vítor Péon, entre outros, e legendou muitas histórias para autores nacionais e estrangeiros.
Assinou diversos álbuns publicados pela ASA ("Contos de Entre-Douro e Minho", "Contos das Ilhas", "Contos para a Infância de Guerra Junqueiro", "Contos para a Infância de Andersen", "Contos para a Infância de Grimm", "Novos Contos das Mil e uma Noites", "Provérbios com Gatos").
Capas de alguns dos álbuns de Catherine Labey
Em 2003, com outros autores, colaborou no livro de homenagem a Vasco Granja "Uma Vida 1000 imagens", de que foi também a responsável gráfica.
Em 2009 participou no álbum colectivo "Salúquia: a lenda de Moura em banda desenhada", ilustrando uma história com argumento de Jorge Magalhães.
Pelo conjunto da sua obra, recebeu o Troféu Sobredão, nas Jornadas BD da Sobreda (em 1995) e o Troféu Balanito Especial, no salão Moura BD (em 2007).
Foi também galardoada com o Troféu de Honra Zé Pacóvio e Grilinho, no Festival Amadora BD (em 2018).
Tem participado em várias exposições de Banda Desenhada e
de Pintura, dedicando-se actualmente mais a esta última arte, com particular
relevo para trabalhos em aguarela.
Esta foi a entrevista que nos concedeu há poucos dias e que hoje revelamos aos nossos fiéis seguidores:
Em 2009 participou no álbum colectivo "Salúquia: a lenda de Moura em banda desenhada", ilustrando uma história com argumento de Jorge Magalhães.
Pelo conjunto da sua obra, recebeu o Troféu Sobredão, nas Jornadas BD da Sobreda (em 1995) e o Troféu Balanito Especial, no salão Moura BD (em 2007).
Foi também galardoada com o Troféu de Honra Zé Pacóvio e Grilinho, no Festival Amadora BD (em 2018).
Catherine recebendo o Troféu Balanito, no salão Moura BD 2007 (à esquerda)
e o Troféu de Honra do Festival AmadoraBD 2018 (à direita)
Aguarelas de Catherine
BDBD - Após os estudos secundários, frequentou as Belas-Artes, em Paris. Esta “queda” para o desenho e para a pintura nasceram só consigo ou foi algo que herdou da família?
Catherine Labey (CL) - Herdei, sim senhor! Veja
só: pai arquitecto, que gostava de pintar aguarela, e irmã mais velha que se formou
nas Belas Artes de Paris.
Segui os passos dela… só que queria ir para a Publicidade. Estudei no mesmo ateliê onde ela tinha preparado o acesso às Belas Artes e preparei sozinha o meu portefólio, pegando os slogans das publicidades nas revistas e desenvolvendo outra maquete. Isso fez com que o meu dossiê fosse diferente daqueles que geralmente os alunos apresentavam. Fiz um estágio de um mês numa das maiores agências de publicidade de Paris, o que me ajudou a encontrar, depois, outra agência parisiense onde trabalhar, e aí fiquei um ano.
Segui os passos dela… só que queria ir para a Publicidade. Estudei no mesmo ateliê onde ela tinha preparado o acesso às Belas Artes e preparei sozinha o meu portefólio, pegando os slogans das publicidades nas revistas e desenvolvendo outra maquete. Isso fez com que o meu dossiê fosse diferente daqueles que geralmente os alunos apresentavam. Fiz um estágio de um mês numa das maiores agências de publicidade de Paris, o que me ajudou a encontrar, depois, outra agência parisiense onde trabalhar, e aí fiquei um ano.
BDBD - Em 1970 decide emigrar para Portugal.
Para alguém que vivia num país com a dimensão de França - em plena liberdade e
com um desenvolvimento acima do nosso - não parece ter sido uma escolha óbvia a
sua vinda para Portugal. Que circunstâncias a levaram a fazer deste o seu país
também?
CL - Foi depois de vir de férias com amigos na Praia de Mira que decidi emigrar pois percebera que as artes gráficas francesas eram bastante apreciadas aqui e vi uma oportunidade para avançar na profissão.
BDBD - Estudou em Coimbra antes de vir para Lisboa e naturalizar-se portuguesa...
CL - Depois do ano lectivo na Universidade de Coimbra, no curso de português para estrangeiros, decidi mudar-me para Lisboa onde se situavam as agências de publicidade e afins.
Estudantes amigos dirigiram-me para outros estudantes em Lisboa para arranjar alojamento.
Também foi um dos meus amigos que me arranjou uma entrevista com o director dos Estúdios Cor, amigo do seu pai. Ali trabalhei a fazer capas, paginação e outros arranjos gráficos sob a égide do sr. Correia, um excelente homem que me ensinou muitas coisas sobre a edição. Estive em Lourenço Marques (actual Maputo - Moçambique) onde também trabalhei numa agência de publicidade… estava lá no 25 de Abril de 1974… Foi no meu regresso, em Setembro, que decidi naturalizar-me portuguesa. Fiz o que me aparecia: ilustrações, artes finais...
BDBD - Lembra-se dos seus primeiros contactos com a Banda Desenhada?
CL - Foi depois de vir de férias com amigos na Praia de Mira que decidi emigrar pois percebera que as artes gráficas francesas eram bastante apreciadas aqui e vi uma oportunidade para avançar na profissão.
BDBD - Estudou em Coimbra antes de vir para Lisboa e naturalizar-se portuguesa...
CL - Depois do ano lectivo na Universidade de Coimbra, no curso de português para estrangeiros, decidi mudar-me para Lisboa onde se situavam as agências de publicidade e afins.
Capa para o livro de Luísa Ducla Soares, "Maria Papoila" - Ed. Cor Infantil (anos 70) |
Também foi um dos meus amigos que me arranjou uma entrevista com o director dos Estúdios Cor, amigo do seu pai. Ali trabalhei a fazer capas, paginação e outros arranjos gráficos sob a égide do sr. Correia, um excelente homem que me ensinou muitas coisas sobre a edição. Estive em Lourenço Marques (actual Maputo - Moçambique) onde também trabalhei numa agência de publicidade… estava lá no 25 de Abril de 1974… Foi no meu regresso, em Setembro, que decidi naturalizar-me portuguesa. Fiz o que me aparecia: ilustrações, artes finais...
BDBD - Lembra-se dos seus primeiros contactos com a Banda Desenhada?
CL - Em França, não tive muito contacto com a BD… Ainda miúda
recebia La Semaine de Suzette, onde às vezes havia uma BD. O meu irmão teve o
Pilote, que folheava e me interessava mas de leve, sem aprofundar… Lia os álbuns
de Tintin em casa de colegas do liceu, pois não se compravam lá em casa...
BDBD - Profissionalmente, a sua entrada na Banda Desenhada deu-se com histórias curtas,
publicadas no “Fungagá da Bicharada”, com trabalhos a cores e
de temática infantil... e depois no "Mundo de Aventuras", com trabalhos num belíssimo preto-e-branco...
CL - Não há
dúvida de que ter amigos é uma bênção!... No regresso de Moçambique, conheci
mais pessoas e foi uma delas que me falou dessa nova revista e que procuravam
um grafista. Lá fui a uma entrevista… e fiquei desde o n.º 1 até ao fim. Foi no "Fungagá da Bicharada", de Júlio Isidro, que ingressei como arte-finalista: paginação, títulos, legendagem… Ali conheci muitos dos nossos artistas de BD, que me incentivaram a produzir algumas pranchas, que, devo reconhecer, eram um pouco incipientes.
Foi ali que conheci José Garcês, Artur Correia, Zé Manel, Relvas e tantos outros…
Já com o Jorge
como argumentista, adaptámos Maurice Leblanc, Edgar Allan Poe, sempre para o "Mundo de Aventuras" onde fazia também traduções, desenhava títulos e fazia
legendagem, tanto para a Agência Portuguesa de Revistas como para outros
lugares. Sempre em colaboração estreita com o Jorge, o meu companheiro.
BDBD – No “Mundo de Aventuras” há uma
história (realizada em parceria com o argumentista e
companheiro Jorge Magalhães) intitulada “Lua de Mel no Espaço”. Lembra-se como
foi trabalhar nesta história de ficção científica? Como surgiu a ideia e,
depois, como a desenvolveram?
Ilustrações para textos de Maria Alberta Menéres, in "Fungagá da Bicharada" (1977-78)
Prancha de "O Gato Aniceto", com texto de Vasco Pereira Costa, in "Fungagá da Bicharada" (1977-78) |
Depois, participei naquela exposição "100 anos de BD em Portugal", com uma história a preto-e-branco, incentivada a participar por José Garcês. Depois, com Jorge
Magalhães, publiquei no "Mundo de Aventuras" essa história baseada num conto de
Mário Henrique Leiria. E depois, outra e outra, também do Leiria.
Pranchas de "As Portas" por Catherine Labey (desenhos) e Mário Henrique Leiria (texto),
in "Mundo de Aventuras" #276 (18.01.1979)
Pranchas de "A Prisão de Arsène Lupin", com texto de Maurice Leblanc adaptado por
Jorge Magalhães e desenhos de Catherine Labey, in "Mundo de Aventuras" #434 (04.02.82)
Pranchas de "O Passageiro do Navio Fantasma", com texto de Jorge Magalhães (baseado num conto de Edgar Allan Poe) e desenhos de Catherine Labey, in "Mundo de Aventuras" #527 (14.06.84)
CL - Eu não era argumentista… pudera! Não me sentia à altura de
escrever histórias (já mudei nesse aspecto!) e tendo o Jorge para as escrever,
confiava-lhe esse lado da questão, não é? Para a "Lua de Mel no
Espaço" foi ele que me propôs essa história, já com o número de páginas
alinhavado. Gosto de Ficção Científica e não me atrapalhei. Eu fazia a découpage das
pranchas, esboços muito rudimentares para situar as vinhetas e falávamos…
Depois passava ao desenho «a sério» das pranchas a lápis, situando o texto e
mostrando ao Jorge para ele dar a sua valiosa opinião, que sempre me dispensou…
Eu estava ainda muito «verde» nas lidas da BD. Ele perguntou-me se não me sentia com dificuldades em relação à nave… ao que lhe respondi
que só experimentando! Acontece que, anos mais tarde, quando o Geraldes Lino me
convidou para a sua tertúlia, fiz, para ser oferecida e leiloada no jantar, uma
prancha zero, ou seja, o interior da nave antes de aterrar onde os noivos
iniciavam a sua Lua de Mel… com falta de gravidade. Quem a ganhou, para meu
grande prazer, foi o amigo Zé Manel. Mas a verdade é que nunca mais tratei o
desenho dessa maneira.
Pranchas de "Lua de Mel no Espaço", por Jorge Magalhães (texto) e Catherine Labey (desenhos),
in "Mundo de Aventuras" #329 (24.01.1980)
BDBD - Surgiu, depois, a hipótese de publicar
alguns álbuns, em parceria também com o Jorge Magalhães, adaptando contos de
Grimm e de Andersen, entre outros. Como era trabalhar com o Jorge (seu
companheiro de vida durante cerca de quatro décadas) na produção de uma banda
desenhada? Atendendo ao perfeccionismo do Jorge
para com todos os detalhes, deve ter sido uma experiência “exigente”, digamos
assim, mas, ao mesmo tempo, recompensadora pelos resultados obtidos…
CL - Essa foi uma época áurea da BD Portuguesa! O Jorge fez argumentos para um grande naipe de desenhadores, e eu fazia parte desse naipe! Realmente, estávamos pagos à prancha com uma produção mensal mais ou menos, se me recordo, de oito a dez pranchas.
CL - Essa foi uma época áurea da BD Portuguesa! O Jorge fez argumentos para um grande naipe de desenhadores, e eu fazia parte desse naipe! Realmente, estávamos pagos à prancha com uma produção mensal mais ou menos, se me recordo, de oito a dez pranchas.
Capas de "Contos para a Infância dos Irmãos Grimm" e de "Novos Contos das Mil e uma Noites"
Colecção "Histórias Maravilhosas para Crianças" - Edições Asa (1992 e 1993)
Prancha de "Novos Contos das Mil e Uma Noites", com texto adaptado por Jorge Magalhães, Colecção "Histórias Maravilhosas em BD" - Edições Asa (1993) |
BDBD - Esta parceria Catherine/Jorge prolongou-se
no tempo e deu excelentes frutos para a banda desenhada. Não falamos só
dos álbuns realizados em conjunto. Falamos, também, de publicações várias
(revistas, fanzines), blogues (sete no total!) e até um e-book (dedicado a Franco
Caprioli)…
Tudo isto contou, de forma brilhante, com o trabalho gráfico da
Catherine e com a coordenação editorial e os textos do Jorge. Dos muitos
projectos em que participaram, qual, ou quais, vos deu mais satisfação realizar
e porquê?
CL - Francamente, cada novo projecto era, tanto para ele como para mim, exciting! Abordávamos novos assunto diversos de cada vez. Era para mim um desafio gráfico tratar de temas diferentes. Devo dizer que há só uma coisa que me desgostava: era que, na época, a quadricromia não era digital e várias pranchas a cores tinham desacertos… Razão porque vinte e tal anos mais tarde, retomei as pranchas originais em preto-e-branco, digitalizei-as, aproveitei para corrigir alguns pequenos detalhes e dei a cor no computador para depois publicá-las no meu blogue… sem desacertos!!
Catálogo e e-book dedicados a Caprioli |
CL - Francamente, cada novo projecto era, tanto para ele como para mim, exciting! Abordávamos novos assunto diversos de cada vez. Era para mim um desafio gráfico tratar de temas diferentes. Devo dizer que há só uma coisa que me desgostava: era que, na época, a quadricromia não era digital e várias pranchas a cores tinham desacertos… Razão porque vinte e tal anos mais tarde, retomei as pranchas originais em preto-e-branco, digitalizei-as, aproveitei para corrigir alguns pequenos detalhes e dei a cor no computador para depois publicá-las no meu blogue… sem desacertos!!
BDBD - Dos projectos que, certamente, deixaram "na gaveta", qual
aquele que gostariam de ter realizado mas que não foi possível concretizar?
CL - Tenho algumas coisas na gaveta, como histórias de… gatos! Livros de texto ilustrados ("Os bichinhos da minha vida" e "Memórias de uma gata") prontos para quem quiser publicar.
Tenho um álbum prontinho a sair que não consegui publicar. Tenho seis livros didácticos 20x20, com ilustrações e texto meus, que encadernei para mim,
mas não recebi resposta afirmativa, tanto cá como em França, a não ser de
editoras de print on demand, em condições que achei incompatíveis, tanto
para a minha bolsa como pela exploração em si.
Jorge tinha-se voltado de novo para a escrita, recolhendo artigos que elaborara em Angola para jornais, e contos publicados ali e acolá desenvolvendo-os. Muitos escritos à mão, em papelinhos como era o seu hábito. Depois eu passava-lhe os textos a computador, por vezes com dificuldade porque ele escrevia em todos os sentidos do papel, com números para seguir a continuação! Mas, de uma maneira geral, percebia os seus gatafunhos e, depois, imprimia para ele reler.
Esses escritos tenho-os guardados num disco externo, assim como novas histórias que ele escreveu, à espera de serem publicados. A compilação de artigos publicados em jornais, com ilustrações de Trigo e paginação minha, que ele queria ver editado, vai sair em breve pela Ala dos Livros, editora dos seus netos.
CL - Tenho algumas coisas na gaveta, como histórias de… gatos! Livros de texto ilustrados ("Os bichinhos da minha vida" e "Memórias de uma gata") prontos para quem quiser publicar.
Projecto de capa para um álbum de Catherine ainda inédito |
Jorge tinha-se voltado de novo para a escrita, recolhendo artigos que elaborara em Angola para jornais, e contos publicados ali e acolá desenvolvendo-os. Muitos escritos à mão, em papelinhos como era o seu hábito. Depois eu passava-lhe os textos a computador, por vezes com dificuldade porque ele escrevia em todos os sentidos do papel, com números para seguir a continuação! Mas, de uma maneira geral, percebia os seus gatafunhos e, depois, imprimia para ele reler.
Esses escritos tenho-os guardados num disco externo, assim como novas histórias que ele escreveu, à espera de serem publicados. A compilação de artigos publicados em jornais, com ilustrações de Trigo e paginação minha, que ele queria ver editado, vai sair em breve pela Ala dos Livros, editora dos seus netos.
BDBD - A Catherine é alguém que tem
trabalhado em muitas e diferentes áreas da banda desenhada (como desenhadora,
argumentista, colorista, legendadora, tradutora, paginadora, faneditora,
etc). Qual destas vertentes prefere e porquê?
CL - Gosto de todas, menos a de legendadora, que era um trabalho terrível. Ficava com a mão a arder do deslizar sobre o papel ou a película, visto que não era como agora, no computador, mas com caneta Rotring. Ficava, ao fim do dia, com uma cova no dedo indicador, e era sempre para ontem! Para as minhas pranchas até gostava, pois as legendas têm ali uma grafia que faz parte do conjunto.
CL - Gosto de todas, menos a de legendadora, que era um trabalho terrível. Ficava com a mão a arder do deslizar sobre o papel ou a película, visto que não era como agora, no computador, mas com caneta Rotring. Ficava, ao fim do dia, com uma cova no dedo indicador, e era sempre para ontem! Para as minhas pranchas até gostava, pois as legendas têm ali uma grafia que faz parte do conjunto.
BDBD - A tradução, legendagem e paginação são
absolutamente essenciais para que um álbum ou revista de banda desenhada surja
nas bancas mas, em geral, esse trabalho passa um pouco ao lado do leitor mais
comum. Sente que, por essa razão, uma boa parte da sua carreira não tenha sido suficientemente
valorizada?
CL - Para os aficionados da BD, há uma percepção da importância gráfica da legenda. Utilizei várias caligrafias ao longo da minha «carreira» de legendadora que evoluíram, da letra minúscula no Fungagá a várias letras capitais. Demorei a assentar o meu tipo de letra e agora uso tipos de letra encontrados na net na imensa variedade que lá existem.
CL - Para os aficionados da BD, há uma percepção da importância gráfica da legenda. Utilizei várias caligrafias ao longo da minha «carreira» de legendadora que evoluíram, da letra minúscula no Fungagá a várias letras capitais. Demorei a assentar o meu tipo de letra e agora uso tipos de letra encontrados na net na imensa variedade que lá existem.
BDBD - Sendo que a maior parte dos
autores da sua geração começaram pelas tintas e godés e não se adaptaram ao
surgimento do computador, como conseguiu a Catherine transpor essa barreira de
maneira tão brilhante, ao ponto de, hoje em dia, ser uma "craque" do
mundo do design gráfico?
CL - É muito gentil em considerar-me "craque", mas há sempre muito a aprender…
O meu primeiro computador foi um velho Mac do José Pires, que me deu umas dicas. Depois, comprei um PC, sempre mais barato, e tive mais dicas por telefone de Leonardo De Sá, sempre pronto a ajudar. Uma pessoa acaba por fazer as suas descobertas e os seus erros também!... Mas, cada um na sua área. Eu era incapaz de fazer algo administrativo, e já perdi itens depois de horas de trabalho… Acabamos por nos especializar numa área e pronto.
CL - É muito gentil em considerar-me "craque", mas há sempre muito a aprender…
O meu primeiro computador foi um velho Mac do José Pires, que me deu umas dicas. Depois, comprei um PC, sempre mais barato, e tive mais dicas por telefone de Leonardo De Sá, sempre pronto a ajudar. Uma pessoa acaba por fazer as suas descobertas e os seus erros também!... Mas, cada um na sua área. Eu era incapaz de fazer algo administrativo, e já perdi itens depois de horas de trabalho… Acabamos por nos especializar numa área e pronto.
BDBD - O facto de ter tido a seu cargo a
parte gráfica de sete(!) blogues, em parceria com Jorge Magalhães, acabava por
ser um trabalho a tempo inteiro... Como conseguia(m) dar conta de tanto trabalho?
CL - Bem, por vezes podia ser stressante. Devo dizer que até privilegiava os blogues do Jorge por ele produzir bastantes textos a ilustrar. E confesso que, de um ano e picos para cá, não alimentei quase nada os blogues por ter uma casa para arrumar, especialmente a biblioteca que era desmesurada! Ainda não acabei! Mas os blogues lá estão, com as informações preciosas do Jorge e, de vez em quando, ainda recebo o aviso de novo blogger a visitá-los...
CL - Bem, por vezes podia ser stressante. Devo dizer que até privilegiava os blogues do Jorge por ele produzir bastantes textos a ilustrar. E confesso que, de um ano e picos para cá, não alimentei quase nada os blogues por ter uma casa para arrumar, especialmente a biblioteca que era desmesurada! Ainda não acabei! Mas os blogues lá estão, com as informações preciosas do Jorge e, de vez em quando, ainda recebo o aviso de novo blogger a visitá-los...
Alguns dos cabeçalhos dos blogues criados por Catherine/Jorge Magalhães
BDBD - Ser blogger é um vício, uma obrigação para com o público ou uma necessidade?
CL - Acho que é sobretudo o prazer de comunicar descobertas. Por exemplo, no meu blogue dos gatos, fiquei espantada com a diversidade de temas possíveis e com as visitas do mundo inteiro - dos cinco continentes. Penso que hei-de recomeçar a colocar post's quando tiver a casa finalmente pronta... embora não seja para já!
BDBD - Os gatos sempre foram uma das suas paixões, chegando mesmo a ter publicado um álbum de tiras sobre esse tema (“Provérbios com Gatos”) e de ter um blogue também dedicado a estes felinos. Pretende continuar a desenvolver histórias sobre este assunto?
CL - Pois o tema "Gatos" continua a mexer muito comigo, mas acho que já disse há pouco em que pé estão as coisas... Cheguei a ser contactada por uma revista marroquina (em Agadir) que me pediu autorização para publicar umas histórias que encontraram no blogue. Não pagavam, mas mandaram-me uns exemplares dos dois números onde essas BD's foram publicadas, em francês.
Foi a minha "internacionalização"!...
Prancha de "O gato que procurava um amigo", publicada na revista "Waz Magazine" #22 (Janeiro.2018) - Ed. Association Waz (Marrocos) |
CL - Francamente não sei.Tudo depende da autora, tal como dos autores masculinos. Acho que não há temas específicos para serem abordados por uns ou por outras...
CL - A BD Portuguesa tem sempre tido uma evolução distinta das outras artes, a meu ver. Houve a época das revistas como os míticos "O Mosquito", "Cavaleiro Andante" ou "Diabrete", que tive o privilégio de conhecer graças à imensa cultura do Jorge neste campo. Hoje em dia já não há esse veículo. Os álbuns... pois seria preciso haver, por parte das editoras e das gráficas, uma melhor relação financeira com a BD...
BDBD - O mundo da banda desenhada conhece, essencialmente, a Catherine Labey enquanto autora mas, enquanto pessoa, como se define? Que gostos tem? Que passatempos cultiva?... Fale-nos um pouco acerca dessa outra Catherine menos conhecida dos leitores.
CL - Ah, ah, ah... A música é indispensável!... Antena 2, o Intermezzo (francês), música clássica, especialmente barroca... Não é em vão que tinha uns avós compositores e tenho um irmão músico, que foi director de Conservatórios... Cresci no meio... Os primeiros 78 rotações no gira-discos lá de casa - era eu pequenina - foram os Estudos de Chopin. E o primeiro 33 rotações, a Pastoral de Beethoven. Dos meus CD's, a maioria são clássicos. Também há Jazz clássico...
BDBD - Que projecto gostaria um dia de realizar, se tivesse oportunidade?
CL - Compilar e publicar tudo o que já fiz com qualidade digital; publicar livros do Jorge, especialmente com temática western... Estou a tentar recuperar os seus textos dispersos... Sonhar é fácil!
BDBD - Muito obrigado, Catherine, por esta entrevista e ficamos, então, a torcer para que esses projectos se concretizem rapidamente.
CR
Auto-retrato de Catherine (pintura a óleo) |
Com Jorge Magalhães e Chaves Ferreira, no 4.º Saló del Cómic i la Ilustráció de Barcelona (1984) |
Com Zeca, oferecendo a história inédita "Gataria Texiana", numa Mostra do Clube Tex Portugal |
"Gataria Texiana", história inédita oferecida ao Clube Tex Portugal
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