segunda-feira, 29 de junho de 2020

BREVES (83)

CORONAVÍRUS COM HUMOR (2)
Conforme prometido, divulgamos hoje mais alguns cartunes sobre o tema Covid-19 (desta vez sob o traço de ilustradores/cartunistas portugueses), aproveitando a oportunidade para deixar um conselho aos nossos leitores: vamos continuar a manter e a respeitar as regras de segurança, distanciamento e higiene pessoal, de forma a que esta pandemia deixe de ser uma ameaça para todos nós o mais rapidamente possível. 
Cartune de Miguel Salazar
Cartune de Pedro Ribeiro Ferreira

Cartune de Nuno Saraiva
Cartune de Luís Louro
Cartune de Cristina Sampaio
Cartune de Henrique Monteiro
Cartune de André Carrilho




REVISTA ASTÉRIX #8
GRÁTIS PARA DESCARREGAR


Já se encontra disponível para descarregar gratuitamente a versão portuguesa do número oito da revista "Irredutíveis com Astérix!". 
Actividades, jogos e BD para toda a família são a receita para esta publicação que, em tempos de pandemia, pretende auxiliar as famílias a manter as crianças ocupadas em casa.
Todas as revistas (desde o primeiro número até ao mais recente) podem ser descarregadas no site da Leya/Asa (em formato ebook) ou no site oficial de Astérix (em formato PDF).




EXPOSIÇÃO "CIDADES DE PAPEL" 
Abriu no passado dia 25 de Junho, no piso 1 da Biblioteca Nacional, em Lisboa, a exposição de separatas e construções de armar "Cidades de Papel".
Uma viagem ao mundo das construções de papel, outrora habituais enquanto separatas das maiores revistas de BD portuguesas mas que, ainda hoje, persistem em deliciar coleccionadores e apreciadores desta encantadora forma de arte.
Muitos leitores de hoje em dia não fazem, por vezes, a mais pequena ideia das centenas de objectos que se podiam criar e construir apenas com uma folha de papel oferecida como separata ou brinde para quem comprasse uma revista de banda desenhada. 
A mostra, uma parceria entre a Biblioteca Nacional e o Clube Português de Banda Desenhada, estará patente até 26 de Setembro, de segunda a sábado.
Aconselhamos vivamente uma visita a esta interessante exposição (que obedecerá a todas as normas vigentes no combate ao Covid-19, restringindo a dez o número de visitantes em simultâneo e limitando o tempo de visita a trinta minutos por pessoa). 
Contacto da Biblioteca para marcação de visitas: 
Campo Grande, 83  -  1749.081 Lisboa  /  Telef: 217982168


ANIVERSÁRIOS EM JULHO
Dia 03 - Arlindo Fagundes
Dia 04 - Mário Correia
Dia 07 - Ionut Popescu (romeno)
Dia 10 - Juan Espallardo (espanhol)
Dia 11 - João Mascarenhas
Dia 12 - Ricardo Cabrita

Dia 15 - Yorgos Botsos (grego)
Dia 16 - Hugues Barthe (francês) e
Miguelanxo Prado (espanhol)
Dia 17 - Hermann (belga)
Dia 19 - Jordi Planellas (andorrano)
Rui Mendes
Dia 23 - José Garcês e Carlos Almeida
Dia 25 - Attila Fazekas (húngaro)
Dia 30 - Achdé (francês)
Dia 31 - António Lança Guerreiro

CR/LB

domingo, 21 de junho de 2020

CAPAS (3) - JOSÉ MANUEL SOARES

José Manuel Soares (1932-2017)
Como já por aqui indicámos, e assim o faremos, as ​"Capas" que apresentamos (para gáudio dos ​coleccionadores), não são as totais de cada autor ​mas, talvez e apenas, algumas das mais marcantes de ​cada um. E muitos dos desenhistas que aqui ​irão desfilar (incluindo ocasionais estrangeiros), têm ​narrativas publicadas que jamais tiveram capa ​alusiva. Estranhos caprichos!
​Hoje, em boa memória, trazemos aqui o sempre recordado José Manuel Soares, nascido em S.Teotónio (Baixo Alentejo) a 7 de Setembro de 1932 e falecido na Costa da Caparica
(Concelho de Almada) a 31 de Dezembro de 2017.

Foi acima de tudo um magnífico pintor, em deslumbrante rivalidade com o seu colega, o saudoso Carlos Alberto Santos.
Fez outras capas, belas, mas não só para a 9.ª Arte...
Estreou-se no mundo da Banda Desenhada em 1950, elaborando a capa para a revista "Diabrete" no exemplar duplo 780/781, alusiva ao Natal desse ano. E por aqui, ficou viciado pela Banda Desenhada!...
Muitas obras suas pela 9.ª Arte, por estranhas razões, não tiveram a glória de merecer capa… Mas elas fixaram-se na BD, na Pintura, em revistas anedóticas, em livros infantis, em álbuns, etc.
​Registamos um especial e admirável exemplo: a capa do álbum ​"A Ala dos Namorados" (Antologia da BD Portuguesa, n.º 15), é a ​reprodução (por sua vontade) de um dos seus mais espectaculares ​quadros (Pintura), focando a nossa honrosa vitória na ​Batalha de Aljubarrota a 14 de Agosto de 1385.
​Pela BD, José Manuel Soares, foi homenageado ao vivo nos Salões ​da Sobreda (1986), de Moura (1993) e de Lisboa, pelo Clube Português de Banda Desenhada (1996). Tão pouco?!…
​Vejamos ou descubramos algumas das suas bonitas capas.

LB

quarta-feira, 17 de junho de 2020

NOVIDADES EDITORIAIS (197)

INCONSCIÊNCIA TRANQUILA - Edição Ala dos Livros. Autor: Luís Louro.
Trabalhando a solo, Luís Louro apresenta-nos agora o quarto tomo da sua delirante série "O Corvo". Três personagens fundamentais: "O Corvo", a sua bicicleta inteligente "Robim" e a cidade de Lisboa numa fantástica visão futurista. Ah, existe também um vilão muito mau, muito mau e muito mau, que insiste em ser chamado de "Combustão"!...
E é a confusão agitada e maravilhosa que vai ​entusiasmando o leitor à medida que a narrativa se desenrola. Pormenor irónico: o "Corvo" tem inesperadas crises de diarreia porque as suas tripas dão-se mal com as chamuças, que ele adora devorar... Tudo muito escaldante.
O álbum tem um interessante prefácio pelo cineasta Leonel Vieira.
Bravo, Luís Louro!


SI MA TANTE EN AVAIT - ​Edição Casterman. Autor: Michaël Sanlaville.
A série do "comissário San-Antonio" surgiu pelos anos 50 do século passado, sob o entusiasmo de Frédéric Dard (1921-2000). Foi sofrendo altos e baixos, aplausos e decepções, no entanto, jamais se extinguindo. Esteve sujeita a várias edições e ao estilo de diversos responsáveis, incluindo o de Patrice Dard (filho de Frédéric), de Franz, etc. Na recente fase, é o francês Michaël Sanlaville, que tem a responsabilidade total do prosseguimento da série. E por aqui, este segundo tomo, "Si Ma Tante En Avait".
E é a grande balbúrdia, com muita acção (espionagem, crimes, pancadaria...), erotismo e frequentes momentos de muito humor. Com estes ingredientes, incluindo a arte de Sanlaville, é uma narrativa aparentemente ligeira, porém muito agradável de se ler.


CASEMATE / 135 - ​Esta grata revista francesa (mensal) esteve suspensa por vontade própria da direcção, devido à repugnante pandemia que ainda por aí paira, nos meses de Abril e Maio. Mas voltou em pleno no mês de Junho, cheia de temas e artigos com muito interesse, donde se salientam as seis páginas dedicadas a Albert Uderzo.


PEPPER E CARROT (Vol. 1) - Pepper e Carrot conta as histórias de uma jovem bruxa, a Pepper, e do seu gato Carrot. Em Hereva, um mundo de fantasia, com poções mágicas e criaturas fantásticas, onde vivem várias aventuras. Uma série de banda desenhada do artista francês David Revoy pelo selo editorial FA em edição de autor, uma chancela de Flávio C. Almeida que edita a publicação.
LB/CR

quarta-feira, 10 de junho de 2020

E VÃO OITO!...


Há precisamente oito anos - a 10 de Junho de 2012 - nascia o Blogue de Banda Desenhada, ou BDBD, como mais gostamos de lhe chamar.
Eu e o Luiz Beira, temo-nos dedicado a este projecto com intensa devoção mas, também, com muitas horas de aturado trabalho pelo meio (*), tentando fazer deste um espaço onde a BD de que ambos mais gostamos, os personagens e as séries que preferimos,  os autores que mais admiramos, as revistas e os álbuns que sempre leremos com prazer, sejam partilhados com os nossos leitores.
Olhando para trás,  não podemos deixar de fazer um balanço francamente positivo. 
A quantidade e a variedade de temas que aqui focámos é a prova de que nunca nos demos por acomodados.
Temos, sempre, tentado revitalizar o BDBD de maneira a que os nossos leitores possam continuar a ser surpreendidos quando nos visitam. 
Por quanto tempo o continuaremos a fazer não o sabemos.
De uma coisa, contudo, temos a certeza: enquanto os nossos leitores nos procurarem, e enquanto a saúde (esse bem cada vez mais precioso) nos der tréguas, manter-nos-emos por aqui, fiéis à nossa linha, tentando fazer sempre o nosso melhor.
Se o conseguiremos ou não, isso já é outra história... aos quadradinhos...
CR

(*) E com a inestimável e preciosa ajuda de alguns amigos (cujos nomes não vamos citar para não correr o risco de falhar alguém, mas aos quais sempre fazemos referência em notas de rodapé no final dos posts), sempre prestáveis na cedência de material para alguns dos nossos temas de maior sucesso. 

sábado, 6 de junho de 2020

SÉRIES DE TIRAS BD (14) - HAGAR, O HORRÍVEL

Quando oportunamente falámos aqui no BDBD deste famoso personagem, Hägar, um dos mais icónicos da BD humorística, não tínhamos ainda iniciado o tema "Séries de Tiras BD".
Criada a rubrica, era praticamente inevitável que Hägar fosse relembrado, mais tarde ou mais cedo, pois tornava-se difícil deixar de fora um personagem tão hilariante, nascido a 4 de Fevereiro de 1973, com argumentos e desenhos do norte-americano Dick Browne.
No ano seguinte juntou-se-lhe o seu filho Chris, que acabou mesmo por continuar a série depois de o pai se retirar, em 1988.
Estas e outras informações sobre Hägar podem ser consultadas no artigo que lhe dedicámos, há já alguns anos, e que vos indicámos no início deste texto.
Hägar e os restantes personagens que o acompanham, são das mais fabulosas criações humorísticas que a BD já teve. E por isso, aqui estão eles de regresso, com toda a simpatia, a boa educação e o charme que se lhes reconhece...
CR